sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ENFERMAGEM HOMENAGEIA A DRA. MARIA JOSÉ BEZERRA DE ARAÚJO

O dia 04 de novembro entrou para história da enfermagem com a Primeira Audiência Pública da Enfermagem realizada na ALERJ.

O evento foi marcado por muita emoção e alegria com uma linda homenagem dos Profissionais e alunos de enfermagem para a Dra. Maria José Bezerra de Araújo que foi condecorada com a Medalha Tiradentes que é a maior honraria concedida pelo Estado do Rio de Janeiro a um Cidadão.






O plenário estava lotado para prestigiar a homenagem aos Mestres, Profissionais e Alunos que também teve o seu trabalho e dedicação reconhecidos pelos Relevantes Serviços Prestados a Sociedade e ao crescimento sustentável da enfermagem. O Instituto Saúde e Vida aproveitou esse momento histórico para homenagear a todos os Mestres que não são enfermeiros, a final, a formação de um profissional de enfermagem é feita por uma equipe multidisciplinar evolvendo o conhecimento técnico e cientifico de outras carreiras como farmacologia, nutrição, sociologia, filosofia, entre outras. Pois a finalidade do curso é acima de tudo formar cidadãos consciente dos seus Direitos e Deveres, e de reconhecer e valorizar o papel ímpar que o professor exerce junto a sociedade.

A mesa foi composta por representantes das principais instituições que representa a classe. Foto da direita para a Esquerda, Marcelo Lemos, presidente do Instituto Saúde e Vida e representante da classe junto ao Governo do Estado e ao Poder Público; Dra. Iraci do Carmo França, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) do Estado do Rio de Janeiro; Dra. Maria José Bezerra de Araújo, Diretora e Fundadora da Faculdade Bezerra de Araújo e a nossa Grande Homenageada; Dr. Waldecyr Herdy Alves, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica e de Enfermeiros obstetras do Estado do Rio de Janeiro; Dra. Rejane de Almeida, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro; Dra. Maria Antonieta Tyrrell, diretora da Escola Anna Nery; Dra. Jacira de Moura, representante do corpo docente do Centro Universitário do Rio de Janeiro.










O evento contou com a presença do Dr. Hercules Pereira presidente da confederação estadual de transporte de carga autônomo do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Jozá Henrique, presidente do Movimento Ambientalista Brasileiro, a esquerda (foto); o Dr. Marcelo Wilson, membro da Secretaria Estadual de Segurança e da querida companheira Roseni Alves, presidente do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Campos dos Goytacazes a direita (foto).

Momento de tensão 15 minutos antes do inicio do evento quando o Sr. Marcelo Lemos, organizador do evento foi chamado ao gabinete pelo cerimonial da ALERJ que impôs que fosse mudado todo cronograma do evento se não o mesmo teria que ser cancelado. Entre as exigências estava à autorização para apenas uma apresentação de uma das instituições presente, ato que foi concedido a Clínica da Alegria, e que a palavra fosse concedida somente aos membros da mesa. Diante desses fatos nós do Instituto Saúde e Vida pedimos desculpas e a compreensão dos senhores, pois naquele momento a prioridade era dar esse importante passo em direção a verdadeira mudança da enfermagem. Outro momento se deu por parte de algumas pessoas que incomodados com a magnitude e a importância desse momento histórico tentaram ofuscar o brilho e a alegria do evento, coagindo o organizador através de colocações infundadas sem qualquer respaldo jurídico. Mas com a graça de Deus nenhum desses contra tempo importunos conseguiu ofuscar a grandiosidade e a importância desse evento.










A Clinica da Alegria não poderia ficar de fora desse momento histórico e mais uma vez trazendo alegria a todos os presentes e mostrando a importância do trabalho lindo que desenvolvem através da terapia do sorriso.

Em discurso a Dra. Jacira Moura resaltou a importância do evento e da união da classe, lembrou também a importância da valorização dos professores que desenvolvem um papel de suma importância na formação dos futuros profissionais de enfermagem e que verdadeiramente agora todos nós estamos tendo vez e voz junto ao poder público.


Em discurso Marcelo Lemos, homenageou o casal Marcos e Edna Valadão solicitando a todos os presentes que ficassem de pé em memória ao casal durante um minuto de silêncio. Lembrou também que a morte deles não foi em vão e que verdadeiramente a bandeira deles esta sendo levantada e defendida novamente. Não tem como falar de Crescimento Sustentável sem falar de Preservação Ambiental, por isso, o Instituto Saúde e Vida oficializou a parceria com o Movimento Ambientalista tornando a Enfermagem a Primeira Profissão da saúde a ser Parceira e Amiga do Meio Ambiente e apoiar e participar de forma atuante no movimento fornecendo todo o Suporte de saúde necessário, pois só melhoraremos a qualidade da saúde pública no nosso Estado quando efetivamente reduzirmos a degradação ambiental.


Crescimento Sustentável da Enfermagem!

Precisamos dar continuidade no crescimento da classe de forma ordenada, gerando mais autonomia, emprego e renda aos profissionais de enfermagem, formando parceiras sólidas com responsabilidade social e ambiental. Por isso, hoje o Programa conta com o apoio das 5 maiores potências do Estado são elas MAB (Movimento Ambientalista Brasileiro), Saber Global em Meio Ambiente e a Federação Estadual de Transporte de Carga Autônomos, Área Integrada de Segurança Pública 16, Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Campos dos Goytacazez, além de universidades, cursos, e empresas socialmente e ecologicamente responsaveis.

ENFERMEIRO AMBIENTAL
Não temos como falar de saúde pública, sem falar de meio ambiente, pois os dois estão diretamente relacionados, ou seja, quando ocorre um crime ambiental o mesmo trará sérios problemas relacionados à saúde pública. Se o resíduo hospitalar não forem tratados e destinados ao descarte dentro das exigências determinadas pela resolução RDC n.º 306, além de cometer um crime ambiental oferecerá sérios danos a saúde pública como a transmissão de doenças como a hepatite.

Atualmente, muitas são as discursões sobre a importância da preservação ambiental e o desenvolvimento de programas sustentáveis. Por isto, inclusão do enfermeiro na gestão ambiental constitui, ao meu entender, uma extensão natural das atividades tendo um impacto altamente positivo em todas as instâncias e está fundamentada na resolução COFEN – 303/05 COFEN, dispõe sobre a regulamentação do enfermeiro como gerente de resíduos sólidos de saúde. O mesmo atua como membro gerenciador de resíduos sólidos de saúde respaldado pela resolução RDC n.º 306, de 7 de dezembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
O enfermeiro tem a responsabilidade de desenvolver o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Resíduos – PGRS, conforme exigido no Art. 138 do Regulamento da Lei Estadual nº 7.799, de 07/02/2001, aprovado pelo Decreto Estadual n.º 7.967, de 05/06/2001. O PGRS busca minimizar a geração de resíduos desde a sua segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final, que se constitui num documento integrante do sistema de gestão ambiental, baseado nos princípios da não geração e da minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à minimização na geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo e disposição final.Estes procedimentos são planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O gerenciamento inicia pelo planejamento dos recursos físicos e dos recursos materiais necessários, culminando na capacitação dos recursos humanos envolvidos.


Por isto, nós do Instituto Saúde e Vida em defedemos a criação de uma Resolução junto ao COFEN para que regurarize e reconheça o Enfermeiro Ambiental com Especialização, pois nós já estamos negociando com algumas universidades a criação de Pós Graduação em Gestão, Meio Ambiente e Sustentabilidade especifica para enfermeiro, onde o conteúdo programático terá disciplinas aprofundadas em Saúde Pública e Biossegurança.


Já esta programado o Primeiro Fórum referente ao Crescimento Sustentável da Enfermagem com o Tema SAÚDE E MEIO AMBIENTE EM DEFESA DA VIDA, que será realizado em Campos dos Goytacazez em parceira com o Sindicato.







Outro momento de grande Emoção foi a entrega da Medalha Tiradente para Dra. Maria José Bezerra de Araújo, que no seu discurso também resaltou a importância da classe se unir e agradeceu esse linda homenagem que todos os profissionais e alunos fizeram para ela.







Alegria e descontração e presença da família foram os pontos fortes do momento histórico







A esquerda Mestres e Alunos a Direta o Mestre Dr. Barboza







A esquerda Dr. Marcio Martins, Dra. Luciane Vercilo, Dra. Jacira Moura , Dep. Waldeth Brasiel e Marcelo Lemos. A direta (foto) Dr. Rodrigo Carriello






A esquerda Dra. Maria Antonieta Tyrrell - Diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery a Direita a Mestre Cristina da UCL.